Ponta Negra

Seja bem vindo!


Conhecida como Ponta Negra, porém seu nome correto é Praia Negra (ponta Negra é o acidente mais retirado temido pelos navegantes) tem suas primeiras referências na viagem do alemão Hans Staden – século XVI. Região habitada pelos tupinambás, aliados dos piratas franceses e inimigos dos portugueses, foi palco de tráfico de madeiras, aves e peles de animais que eram negociadas pelo temido cacique Cunhambebe. Dessa junção se formou ao longo da costa uma nova identidade da cultura brasileira:o caiçara.

De economia essencialmente pesqueira, a comunidade de Praia Negra ainda guarda grandes referências dessa vida tradicional, uma mistura da roça – a banana e a mandioca – e do mar – o peixe são os ingredientes do prato mais simbólico dessa cultura: o Azul Marinho. As canoas, cercos de pesca, remos incorporam o ambiente praieiro. Ainda é possível visitar a casa de farinha estreitando o conhecimento da vida do homem do litoral, observando a forma de falar com seu dialeto, os causos e mitos, como o da Cobra Canta Galo e os inúmeros causos de pesca e caça. 
Por estar, ainda reserva importantes matrizes da fauna e da flora. Uma caminhada por suas trilhas irá desvendar poderá observá-los além Um passeio de canoa com os nativos e ainda por sorte poderá pescar lula e peixes é uma boa opção para uma excelente refeição no final do dia.

Venha conhecer o que a praia de Ponta Negra tem de melhor! Aqui você vai desfrutar das belezas naturais da região inserida no mosaico da Mata Atlântica, observar a rica fauna e flora, conhecer belas cachoeiras – Moisés, Gaietas, Saco Bravo – e praias – Gaietas, Antigos, Antiguinhos, Martim de Sá, Sumaca. Atrativos que proporcionam momentos de total integração com a natureza, conhecer um pouco mais sobre a história e cultura da comunidade tradicional caiçara, e tudo isso regado a muitos livros para uma boa leitura e mediadores fazendo uma deliciosa ponte literária entre mundo real e imaginário.