18 de julho de 2011

Cidadãos de Ponta Negra com direito à Educação.

                                               

Comunidade caiçara de pescadores, oriundos de um povoado indígena, Ponta Negra- inclusa na reserva ecológica da Juatinga, hoje tem em média 300 moradores distribuídos em mais ou menos 45 famílias e um total aproximado de 85 crianças de 0 a 15 anos. Afastada geograficamente do perímetro urbano de Paraty, só se chega de barco (5 horas dos cais de Paraty) ou a pé por trilha (2h30minutos de Laranjeiras), último ponto de ônibus da linha 1040 (Paraty x Laranjeiras).

No início as aulas eram ministradas em uma casa antiga (final da década 70) e contava apenas com um funcionário, o professor, que era responsável pela escola, por fazer a merenda em fogão a lenha e cuidar da limpeza do espaço físico.


A dificuldade de transporte e o difícil acesso obrigavam os primeiros professores a irem de carona em barco pesqueiro e, muitas vezes, tinham que buscar com seus alunos a merenda em Laranjeiras – caminhada de 2h30 minutos, em tempo de mar revolto.

Foi implantada no ano de 1987 – sob o decreto 17/87, publicado no diário oficial de 26 de março de 1987 a Escola Municipal Ponta Negra, construída num terreno maior e próximo da praia.

Ao longo desses 24 anos, a escola vem atendendo a comunidade, passando por lá diversos profissionais que deixaram suas contribuições, firmando uma relação comunidade – escola.

Hoje a escola passa por um momento de transformação e é envolvida em várias ações: parceria  com OSCIP Associação Caruçu – reforço escolar no contra-turno da escola; participação na Flipinha (organização Casa Azul); comemorações de festa junina e dia das crianças; confraternização de final de ano etc. Tornou-se referência para os moradores.

Atualmente atende 49 alunos no ensino fundamental do 1º segmento e este ano iniciou a turma de 2° segmento sendo atendida no período da noite através do PROJETO AZUL MARINHO, uma parceria entre SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. 

Na sala de aula é mantido espaço para leitura (ainda  com pequeno acervo), onde são atendidos os alunos da unidade, incentivando-os o despertar pela leitura através da hora aula de leitura mantida semanalmente pelo professor da escola.  

texto: Lili                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário